A saída da prisão e o processo de reintegração na sociedade representam um grande desafio
para os ex-reclusos, sendo que o emprego é um fator crucial para apoiar essa adaptação e
prevenir a reincidência.
O projeto UNLOCK visa adaptar o modelo europeu de Emprego Apoiado para facilitar a
inclusão de ex-reclusos no mercado de trabalho em Portugal e na Bélgica. Através de percursos
personalizados, procuramos apoiar a transição para o mercado de trabalho, combater o
estigma e promover a igualdade de oportunidades.
Para alcançar este objetivo, centramos a
nossa atuação no reforço das estruturas de apoio profissional e na melhoria da qualidade da
orientação disponível para a reintegração no mercado de trabalho.
A inclusão plena de pessoas com deficiência ou incapacidade na sociedade, especialmente no mercado de trabalho, continua a ser um desafio persistente nos países europeus. Para enfrentar esta realidade, ganham cada vez mais relevância os modelos de apoio que conciliam desenvolvimento pessoal, participação cívica e inserção profissional. Neste enquadramento, o voluntariado estruturado revela-se uma via promissora para abrir novas oportunidades de empregabilidade e promover uma mudança efetiva na forma como a sociedade encara a inclusão. É a partir desta perspetiva que surge o projeto VOICE, ao integrar o voluntariado no modelo de Emprego Apoiado em Portugal e na Roménia.
O projeto VOICE promove, assim, a criação de novos percursos de empregabilidade para pessoas com deficiência ou incapacidade, reconhecendo o voluntariado como um meio eficaz para o desenvolvimento de competências, reforço da autoconfiança e promoção da inclusão e diversidade nos locais de trabalho e nas comunidades.
A partir desta abordagem, o projeto visa capacitar as pessoas com deficiência ou incapacidade, ampliando o seu papel enquanto participantes ativos na sociedade – tanto como voluntários como membros valorizados da força de trabalho.