Por toda a Europa os refugiados enfrentam desafios significativos no acesso ao mercado de trabalho,
incluindo altas taxas de desemprego e desemprego prolongado em comparação com as populações nativas,
conforme evidenciado por dados recentes da UE e da OCDE. O modelo de Emprego Apoiado, implementado com
sucesso em Portugal, visa superar estas barreiras através de apoio personalizado e orientação vocacional.
O projeto ADAPTREF visa introduzir o modelo de Emprego Apoiado na Bulgária e aprofundá-lo em Portugal,
adaptando-o às necessidades específicas dos refugiados e migrantes. Esta adaptação é crucial, pois os
sistemas de apoio ao emprego existentes muitas vezes carecem da expertise necessária para apoiar
efetivamente estes grupos. Ao transferir conhecimento e boas práticas de Portugal para a Bulgária e
refiná-las para melhor apoiar refugiados e migrantes, o nosso objetivo é estabelecer um percurso de acesso
ao mercado de trabalho mais inclusivo e solidário em ambos os países.
Os jovens com deficiência ou incapacidade enfrentam desafios significativos no acesso ao mercado de
trabalho, deparando-se com taxas de desemprego mais elevadas e processos de procura de emprego mais
prolongados em comparação com os seus pares sem deficiência, apesar dos sistemas de apoio existentes. O
projeto LEAD, cofinanciado pelo Fundo EEA Grants para o Emprego Jovem, visa abordar estas barreiras ao
melhorar os processos de emprego para jovens com deficiência, com idades entre os 15 e os 29 anos, na
Lituânia, Portugal e Roménia.
O projeto pretende alcançar este objetivo através do desenvolvimento e disseminação de um modelo de boas
práticas para o Emprego Apoiado, criando pacotes de formação destinados a empregadores, especialistas em
emprego e familiares de jovens com deficiência ou incapacidade, bem como através do estabelecimento de
serviços de Emprego Apoiado. Adicionalmente, o projeto LEAD irá promover a cooperação sistemática com partes
interessadas não tradicionais, através da criação e ativação de redes nacionais de Emprego Apoiado e grupos
de apoio para famílias de jovens com deficiência ou incapacidade. Ao implementar estas medidas, o projeto
LEAD visa aumentar o acesso ao mercado de trabalho e promover a igualdade de oportunidades para jovens
adultos com deficiência.
As pessoas com deficiência intelectual (PcDI) em toda a Europa enfrentam significativos obstáculos no acesso
ao mercado de trabalho, incluindo orientação profissional limitada e serviços de apoio inadequados às suas
necessidades específicas. Dados recentes destacam que as PcDI experienciam taxas de desemprego mais elevadas
e menos oportunidades de crescimento profissional em comparação com a população em geral. O projeto "My
Career Matters!" visa abordar estes desafios melhorando as competências de gestão de carreira e a qualidade
dos serviços de orientação profissional para PcDI.
O nosso projeto visa introduzir um modelo abrangente de apoio à carreira em vários países europeus, com foco
no desenvolvimento e disseminação de Informação sobre o Mercado de Trabalho (IMT) acessível e ferramentas de
gestão de carreira especificamente desenhadas para pessoas com deficiência intelectual (PcDI). Esta
iniciativa será implementada em colaboração com parceiros da Espanha, do Reino Unido, da Lituânia, da
Roménia e de Portugal, aproveitando a sua experiência e metodologias bem-sucedidas nos domínios da formação
profissional e do emprego apoiado. Ao transferir conhecimento e boas práticas entre os países parceiros,
pretendemos estabelecer um mercado de trabalho mais inclusivo e solidário para PcDI em toda a Europa.
Alunos de famílias risco elevado de exclusão social enfrentam desafios significativos no acesso à educação,
incluindo competências linguísticas deficientes e falta de compreensão de princípios jurídicos e cívicos
básicos. Em comparação com seus colegas, eles frequentemente não alcançam níveis educacionais que demonstram
os benefícios de uma base educacional sólida. Como resultado, esses alunos não desenvolvem competências
linguísticas essenciais nem uma compreensão necessária do seu contexto social.
Para enfrentar estes desafios, o projeto EULawTalks tem como objetivo melhorar a experiência educacional de
alunos em risco, oferecendo conteúdo de formação personalizado que combina ensino de língua inglesa com
conhecimentos jurídicos básicos e institucionais da UE. Esta abordagem pretende capacitar os alunos com a
compreensão e as competências necessárias para prosperarem tanto academicamente como enquanto cidadãos
informados.
Considerando as ameaças contínuas e emergentes e o impacto do crime contra a propriedade intelectual na UE,
bem como os resultados do estudo "European Citizens and Intellectual Property: Perception, Awareness and
Behaviour" (EUIPO, 2017), que indicam que a Propriedade Intelectual (PI) continua a ser um tema confuso e
ambíguo para muitos europeus, é crucial influenciar consumidores e utilizadores de bens protegidos por PI
para promover o seu uso adequado e o respeito por estes produtos. O projeto IPR2YOUTH visa promover o
respeito pelos direitos de PI de inventores, criadores e artistas entre os jovens cidadãos da UE e seus
familiares enquanto consumidores.
O nosso projeto visa sensibilizar o público-alvo sobre os benefícios da proteção da Propriedade Intelectual
(PI) e os prejuízos causados pelas infrações aos direitos de PI, utilizando influenciadores adequados e
colaborando com organizações parceiras. Ao aumentar o conhecimento e envolver o público na Bulgária e em
Portugal, pretendemos alterar comportamentos recorrentes, reduzindo a compra de bens falsificados e o acesso
a conteúdo digital de fontes ilegais. Simultaneamente, o projeto sublinhará a importância da PI na promoção
da criatividade, inovação e empreendedorismo entre os jovens cidadãos. Esta abordagem visa promover uma
cultura de respeito pela propriedade intelectual, contribuindo assim para uma economia mais robusta e
inovadora.